quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Pimenta emagrece e traz benefícios


Pimentas combatem a depressão e ajudam a perder peso.
Entenda porque o fruto eleva o bem estar e traz benefícios ao corpo humano.

Independente do tipo de prato onde elas são inseridas no preparo, as pimentas combatem a depressão, auxiliam na perda do peso e melhoram significadamente a circulação sanguínea. Além, é claro, do gostinho picante dar um toque especial ao cardápio.
No Brasil, existe grande quantidade do tempero para todos os gostos: malagueta, dedo-de-moça, caiena, tabasco, entre outros, o que permite inovar na preparação dos alimentos e trazer saúde para sua dieta.
Devido aos componentes químicos, elas atuam como agente antiinflamatório e melhoram o humor.

Segundo o médico Márcio Bontempo em seu livro “Pimenta e seus benefícios à saúde”, o fruto tem também “seis vezes mais vitamina C do que a laranja; sendo que 28 gramas de pimenta fornecem a quantidade diária de vitamina C que um adulto necessita”.
No combate ao peso, a pimenta caiena, por exemplo, atua na queima metabólica e seus efeitos positivos foram comprovados por um estudo da Université Laval, no Canadá. Pesquisadores submeteram alguns voluntários da região a comer uma quantidade desse tipo de alimento durante o café da manhã. O resultado comprovou que as pessoas tiveram a redução do apetite.
Já para melhorar o humor, o floricultor Ricardo Olani, sugere a pimenta de cheiro ou a vermelha. “Essas espécies de pimenta estimulam a produção do hormônio do bem estar, contribuindo para uma melhor qualidade de vida”, comenta.
Embora os benefícios da pimenta já sejam evidentes e alguns pratos típicos tenham como base o tempero, como o acarajé e a moqueca, o condimento ainda é pouco utilizado pelos brasileiros devido à sua ardência. A boa notícia é que essa sensação pode ser amenizada ao extrair as sementes. “Quem não gosta da sensação ardente, é só retirar a parte interna da pimenta que o sabor fica mais suave”, explica Olani.
Nada melhor do que procurar orientações do nutricionista para que ele prescreva o cardápio ideal para o seu tipo de problema e indique a melhor maneira de inserir a pimenta na medida certa na sua alimentação.
Segundo informações do livro de Bontempo, “nenhum alimento curativo ou recurso medicinal, erva etc., salvo em situações especiais e sob orientação profissional, deve ser usado em grande quantidade. E com a pimenta não é diferente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário